quinta-feira, 18 de novembro de 2010

"Harry Potter e as Relíquias da Morte"

_______________________________________________________________
Sinopse
Harry foi sobrecarregado com uma tarefa sombria, perigosa e aparentemente impossí­vel: localizar e destruir as Horcruxes restantes de Voldemort. Harry nunca se sentiu tão solitário, ou encarou um futuro tão cheio de escuridão. Mas Harry deve, de alguma forma, encontrar dentro de si a força para completar a tarefa a qual lhe foi dada. Ele tem que deixar o aconchego, segurança e companhia da Toca e seguir sem medo ou hesitação o caminho inexorável que o aguarda…
Nesta última e sétima parte da série de Harry Potter, J.K. Rowling revela de maneira espetacular as tão ansiosamente esperadas respostas de muitas perguntas. A encantadora e abundantemente criada narrativa que empolga, entrelaça e muda num ritmo de tirar o fôlego, confirma a autora como uma mestra da narração, cujos livros serão lidos vezes e mais vezes.
Harry está esperando na Rua dos Alfeneiros. A Ordem da Fênix está vindo levá-lo embora com segurança sem o conhecimento de Voldemort e seus seguidores – se conseguirem. Mas o que Harry fará depois? Como ele pode cumprir a momentânea e aparentemente impossí­vel tarefa que o Professor Dumbledore deixou?
_______________________________________________________________

Oi, gente.Então, agora estou postando sobre "Harry  Potter e as Relíquias da Morte".Pra quem ainda não leu o livro, não se preocupe porque não tem nenhum spoiler.
Mais tarde vou postar falando um pouco sobre a minha grande mestra J. K. Rowling. E eu decidi que não vou falar sobre o filme de RDM hoje, vou fazer isso amanhã a noite ou sábado, porque vocês sabem que amanhã é o grande dia e eu já tenho meu ingresso, então primeiro vou assistir ao filme e depois eu falo sobre ele.
Luiz, obrigado pelo elogio, to pensando em investir nos meus próprios livros, afinal já tenho um escrito, mesmo estando bem mal escrito, mas eu posso dizer que escrever também é grande parte da minha vida e óbvio que isso é graças a Harry Potter e J. K. Rowling. É isso aí, leiam este último post e digam o que acharam...
_______________________________________________________________

Não há no mundo sequer uma coisa que não chegue ao fim. Se tiver me mostre, pois não conheço. E apesar de tantas mudanças no modo de se ver a vida, o fim ainda tem forte ligação com a morte.
Como não falar sobre a morte neste post? Impossível. Mas é completamente possível desassociar a morte do fim, pois como diria um ilustre personagem de minhas histórias “A morte não é o fim, é apenas um recomeço”. E como cada começo, uma nova história surge, nasce uma nova vida.
Fica a questão: Se a morte não é o fim e o fim não tem relação com a morte, o que define cada um deles?
Fácil. A morte termina um ciclo, seja ele longo ou curto, talvez com uma vida que tenha durado 7 livros, mas que deixa marcas, sejam elas boas ou ruins. E o fim é quando tudo acaba e não resta sequer uma lembrança para se colocar na penseira e lembrar-se de como foi a vida até se chegar a ele.
O que quero dizer com isso é que apesar das mortes e das dores e do terror vivido em “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, não houve fim. Apenas morte, afinal existem tantas lembranças a serem guardadas.
Mas aqui caio em contradição com o que disse antes, como isso pode não acontecer quando se trata de um tema tão abstrato, não quero filosofar nem propagar pensamentos que pareçam religiosos, mas como falar da morte e do fim e não relaciona-los? Isso sim é impossível.
Não há no mundo sequer uma coisa que não morra ao chegar ao fim, e nem um fim sem morte. Se tiver me mostre, pois não conheço.
Mas só há uma certeza: Não há fim, não há morte, não há nada, se não tiver vida. E vida em Harry potter não faltou, milhões de vidas acompanhando algumas dezenas de outras vidas em um mundo bruxo onde a morte é só mais um ponto onde todos se encontraram diversas vezes e viveram em conjunto os piores momentos de suas vidas, de nossas vidas. Foi com morte que tudo começou e com morte terminou, mas não podemos nos esquecer que entre o começo e o fim há um meio onde tudo foi um sonho do qual ninguém quer acordar.
_______________________________________________________________

Curiosidades sobre o livro:
  • Na mágica noite de lançamento do sétimo livro, Jo compareceu à meia noite do dia 21 de julho no museu de História Natural em Londres para autografar livros. A editora Bloomsbury colocou dentro do evento 1700 pessoas e dessas, 500 foram sorteadas aleatoriamente, para participar da leitura que Jo realizou. O processo de autografo aconteceu até o amanhecer, afinal foram 1700 livros, distribuídos de graça como prêmio aos leitores sorteados.
  • Segundo pesquisa encomendada pela revista nacional Veja, Harry Potter e as Relíquias da Morte, mesmo tendo sido lançado dois meses antes do fim do ano, foi o livro de ficção mais vendido de 2007, com aproximadamente meio milhão de cópias vendidas.
  • Diversos títulos foram especulados como sendo o oficial do 7º livro, entre eles “Harry Potter e a Pirâmide de Furmat” e “Harry Potter e as Carruagens de Luz”, todos obviamente falsos.
_______________________________________________________________
Bom, aqui termina meus posts sobre os livros. Espero que tenham gostado e que eu tenha passado aquilo que eu me propus. Muito obrigado à todos e até mais!!!

2 comentários:

Carol disse...

HP fez parte da minha vida, mto mto. Eu tinha a msm idade dele, quanto os livros começaram. Mas eu nem entendo pq todo esse furor sabia? Ok, é uma série incrível.. mas... sei lá, mto furor o.o

Rubens disse...

Noooooooooooooooossa, Victor, este seu texto ficou perfeeeito. Cara do céu, você escreve bem demais. Adoro suas "filosofias e divagações". Ficam tão bem exploradas e expostas que nos pegamos filosofando e divagando sobre os livros junto com você. Como você disse, este livro é marcado pela morte, mas não pelo fim. E isso é verdade mesmo.
Por aí tem muuuito mais ainda. É só a tia Jo querer escrever ($$$), né!
Post incrível. Parabens, vou sentir falta destes ótimos posts.

Postar um comentário