domingo, 14 de novembro de 2010

"Harry Potter e a Ordem da Fênix"


_______________________________________________________________
Sinopse
“Diferente da maioria dos estudantes, Harry Potter jamais consegue se divertir nas férias de verão. Este ano, no entanto, tudo está muito pior do que de costume. Os Dursley, naturalmente, estão tornando a sua vida um calvário, e, mesmo seus melhores amigos, Rony e Hermione, parecem ter esquecido dele. Harry não aguenta mais. Está começando a achar que precisa fazer alguma coisa – qualquer coisa – para mudar essa situação, quando as férias chegam ao fim de maneira muito dramática.
O que o jovem bruxo está prestes a descobrir nesse quinto ano em Hogwarts vai virar seu mundo de cabeça pra baixo…
Um novo romance de aventuras que prende e eletriza, cheio de suspense, segredos e – é claro – a magia da incomparável J.K. Rowling.”
_______________________________________________________________

Oi, gente. São quase meia-noite e só agora estou postando, mas é que domingo não é um dia muito bom pra se escrever na minha casa. Digamos que aqui é o ponto de encontro  para a reunião familiar, mas tudo bem, porque eu consegui escrever mesmo estando com muita dor de cabeça por causa da minha maldita sinusite e estar completamente de mau humor, mas isso vai passar porque vou começar minha contagem regressiva pessoal: Hoje é dia de assistir "A pedra filosofal", só pra quando sexta-feira chegar eu esteja com a série bem fresquinha na minha cabeça.
Também queria agradecer pelos comentários entusiásticos, e Luiz eu não estou apaixonado, pelo menos não no momento. Espero que gostem de mais este post, que não sei se ficou muito bom. Por favor comentem e digam a verdade hein! Aí vai:
_______________________________________________________________

A adolescência... Ah, a adolescência. Tempo de mudanças e descobertas, onde tudo pode acontecer.
A série Harry Potter sempre foi cheia de mudanças, como eu já citei nos outros textos, mas é em “Harry Potter e a Ordem da Fênix” que a adolescência entra em cena de vez.
As mudanças continuam como sempre, surge a desconfiança, ou melhor, a certeza de que todos estão contra você, os romances, mais difíceis impossível, medo, raiva, exclusão... e tudo vem de uma só vez.
Neste momento da leitura da série já deveríamos estar mais do que acostumados com a qualidade que J. K. Rowling tem de mostrar a vida como ela é, apenas com um pequeno adendo de que os personagens são bruxos. Mas em “A Ordem da Fênix” nos perdemos numa confusão de sentimentos que explodem em Harry e, conseqüentemente, em cada leitor também, seja ele adolescente, que vive a mesma fase do protagonista, ou seja adulto, que já passou por isso e jamais se esquecerá.
Podem chamar de mania de perseguição ou até mesmo loucura, mas é completamente normal um adolescente se sentir como se carregasse o mundo nas costas, o que, com Harry, é praticamente verdade. Mas o que é certo é que nenhum destes sentimentos fica sem fundamento algum: Tudo tem uma explicação, uma verdade.
Os hormônios? Talvez. Mas no caso de Harry é que ele precisa sentir que confiam nele e que ele pode ser mais do que só “o garoto que sobreviveu”. Ele quer fazer parte de tudo, ele quer entrar para a Ordem e mostrar serviço, provar que não é só um adolescente, mas um homem cujo peso nas costas é maior do que de todos.
Obviamente, como com qualquer adolescente, ele se vê excluído das decisões e das escolhas que, de uma forma ou de outra, afetam sua vida por completo. O que o faz seguir por um caminho ainda mais árduo e extremamente perigoso, afinal tomar decisões seguindo a cabeça dos outros não é nada bom, muito menos quando a cabeça é de Lord Voldemort.
Toda pessoa faz escolhas, mas as escolhas de Harry, ou de qualquer adolescente, pesam ainda mais, pois cada uma delas pode decidir como será seu futuro. E por mais que digam que suas escolhas estejam erradas, nada tira de sua cabeça suas próprias idéias.
É aí que entra a culpa: por errar, por não obedecer, não estudar, por EXISTIR! A culpa é um sentimento péssimo, mas ela surge como uma maneira de lavar a alma, pois ela mostra que muitas de suas escolhas foram erradas, ela mostra que aqueles que queriam controlar sua vida estavam completamente certos. No caso de Harry a culpa foi muito mais pesada, afinal carregar qualquer peso nas costas, mesmo que seja um adolescente, é extremamente difícil, mas se esse peso é a morte nada poderá amenizá-lo.
_______________________________________________________________

Curiosidades sobre o livro:

  • Ordem da Fênix teve tiragem inicial recorde nos EUA – foram quase 8 milhões de livros postos à venda no paí­s no dia 21 de junho, data do lançamento oficial. No Brasil, Ordem vendeu 300 mil exemplares nos últimos 40 dias de 2003, tornando-se o livro mais vendido no paí­s naquele ano.
  • Assim como fez com Cedrico Diggory em Cálice de Fogo, JK Rowling chorou bastante ao matar Sirius Black. O marido de Rowling, Neil Murray, encontrou a escritora chorando na cozinha e foi consolá-la, enquanto ela dizia “Ele se foi”. Murray, que não sabia de quem Rowling estava falando, não entendeu nada.
  • Sobre o comportamento “não-me-toque” de Harry, JK declarou à revista Neewsweek: “Eu disse várias vezes que quero ver Harry crescendo de um modo realista, o que significa impulsos hormonais, e também a carga de raiva que os adolescentes sentem de vez em quando… Já era hora de ele ficar irritado com o modo que a vida o tratava.”
_______________________________________________________________
    Bom, foi isso! Espero que realmente gostem! Comentem e me digam!
    Tchau e até amanhã com "Harry Potte e o Enigma do Príncipe"!

    2 comentários:

    Luiz Silva disse...

    Mais um post excelente dessa série de posts que você está fazendo Victor.
    Realmente a adolescência não é fácil (na verdade é sim, nós que complicamos). O mais legal nesse livro é que a autora mostrou que os bruxos da série são adolescentes normais, com dramas e paixões.
    O Harry nesse está um saco, apesar que como você disse, tem porquê para isso.
    Post muito bem feito Victor, continue com esse trabalho maravilhoso.
    Acho que vou começar a assistir os filmes também, afinal o ultimo livro foi o único que não li, para não ficar perdido vai ser bom.
    Desculpe pelo comentário do outro post, estava apenas brincando =P


    Abraço



    Luiz Silva
    blogueiroleitor.blogspot.com

    Rubens disse...

    Viiiiiictor, estou adorando demais estes posts especiais de contagem regressiva. Estão ficando ótimos. Este é meu livro preferido da série justamente por causa de todo este dramalhão do Harry. Adolescencia, hormônios, raiva, tristeza, revolta. O livro é fantástico justamente por isso. E para mim, é um dos mais obscuros junto com O Prisioneiro de Azkaban.
    Aqui Harry finalmente passa de pré-adolescente para adolescente em crise e revoltado com o rumo que sua vida tomou. Concordo com toooodo o seu post. Falou tudo.
    Como eu disse antes, para mim, O Melhor livro da série.
    Parabens pelo post e agora fico aguardando o próximo. O Enigma do Principe é o livro que menos gostei da série. Achei ele meio corrido. Veremos o que você fala dele.

    Postar um comentário