quarta-feira, 10 de novembro de 2010

"Harry Potter e a Pedra Filosofal"

________________________________________________________________________
Sinopse
Um bebê é deixado à porta da famí­lia Dursley, com uma carta que explica quem ele é e quais os mistérios que envolvem sua sobrevivência, após um duelo no qual seus pais morreram.
Onze anos mais tarde, Harry Potter recebe o melhor presente de aniversário: descobre que é um bruxo e como tal deve ser educado.
Conduzido por Rubeo Hagrid, o doce e atrapalhado gigante ruivo, Harry inicia sua trajetória no cotidiano da magia. Na escola de bruxaria de Hogwarts, sob a direção do sábio professor Alvo Dumbledore, ele aprende a fazer poções, feitiços, a transformar coisas, e a pilotar uma vassoura. Enfrenta as dificuldades normais de um principiante e alguns obstáculos a mais lhe são impingidos por sua fama.
________________________________________________________________________

Vou ser sincero com vocês. Confesso que me arrependi de ter inventado estes posts sobre HP, não por preguiça de escrever ou por falta de tempo, mas pela dificuldade em falar sobre tais coisas, porque não é uma resenha, não é uma divulgação de sinopse, nem nada com que já estamos acostumados a ver em blogs: É, na verdade, uma homenagem aos melhores livros de todos os tempos. E falar sobre temas tão marcantes e importantes pra mim é extremamente difícil .Mas mesmo assim eu vou tentar...


________________________________________________________________________

Vejam bem, eu não lembro quando li “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, sei que foi depois de alguns filmes terem sido lançados e, por incrível que pareça, foi depois também de ler o livro 2. Mas eu lembro perfeitamente dos momentos em que eu o lia, do momento em que cheguei em casa e desembrulhei o livro, meu primeiro livro, e da sensação de poder tocá-lo. E olha que eu nem tinha começado a ler ainda.
Obviamente eu não esperei muito e, lembro como se fosse ontem, quando me sentei num banco e comecei a devorar as primeiras páginas. Quando comecei a conhecer Harry Potter, que viria a mudar minha vida, sem exageros.
A história já começa frenética e esse ritmo só é interrompido para mostrar as emoções tão à flor da pele de Harry e, tais demonstrações, me fizeram perceber logo no início da leitura, o quanto me identificaria com a história, não eu não sou um bruxo, mas a qualidade da descrição dos sentimentos de descoberta que Harry sentia, me fez pensar nas minhas próprias descobertas da vida. Cara, era só o primeiro livro e tanta coisa já acontecia, e tantos sentimentos e emoções surgiam, tudo em meio a um mundo mágico onde meus maiores sonhos se realizavam.
É sério, eu nunca fui muito normal, sempre gostei de histórias de bruxos e magia, e a realidade das coisas irreais narradas me surpreendiam e, às vezes, eu me surpreendia pensando em como seria viver tudo aquilo.
A história em si, que tinha uma qualidade tão grande, que até mesmo eu, sem enteder muita coisa sobre livros, conseguia perceber claramente, trazia momentos hilários, como quando Harry, ainda sem saber que era um bruxo, faz um dos vidros de proteção do zoológico que visitava com seus tios e o primo desaparecer, ou momentos de tensão, como no final do livro onde Harry se vê cara a cara (ou cara a nuca?) com o que sobrou de Lord Voldemort.
Posso dizer com certeza, que se eu nunca tivesse lido este livro, minha vida seria diferente. Talvez não tivesse tanta magia e eu não usasse como deveria minha imaginação, provavelmente não teria conhecido todos os outros livros que li e quero ler, pois foi com “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e com a grande ajuda de J. K. Rowling, que eu abri meus olhos para o mundo fantástico dos livros e que comecei minha jornada em Hogwarts.
________________________________________________________________________

Curiosidades sobre o livro:

  • Harry Potter e a Pedra Filosofal começou a ser escrito em 1990, mas só foi finalizado em 1997. Durante esses anos, além de modificar a história inúmeras vezes, JK Rowling também planejava os seis livros seguintes. Em uma entrevista, ela disse que o nome de todos os principais personagens que aparecem durante a série foram escolhidos antes do primeiro livro ser lançado.
  • O capí­tulo dez, O Dia das Bruxas, em que Harry e Rony salvam Hermione do trasgo e ela os livra do castigo, é o preferido de JK Rowling. Ele foi reescrito dez vezes.
________________________________________________________________________

Bom foi isso, pessoal. Escrevi o que me veio à cabeça e, modestia à parte, acho que ficou bom. A minha intenção é falar sobre minhas experiências com cada um dos livros e não muita coisa técnica, queria deixar o post o mais pessoal possível e acho que deu certo. Amanhã eu posto sobre "Harry Potter e a Câmara Secreta".
Espero que tenham gostado! Não se esqueçam de comentar sobre o que acharam do post e, se quiser, conte sua história em relação a "Harry Potter e a Pedra Filosofal".
Tchau e até amanhã!!!

3 comentários:

Rubens disse...

Noooooooossa, Victor do céu.
Eu ameeeei este seu post. Ficou incrível. Suas emoções quanto à este livro foram identicas às minhas tambem. Emoção ao ler cada palavra daquela fantástica história (mas, comigo eu comecei pelo 3º, O Prisioneiro de Azkaban e depois voltei para os anteriores e li na ordem).
Acho que Harry Potter é o grande responsável por muitos blogueiros atuais lerem tantos livros e terem blogs especializados em livros. Com certeza J.K. Rowling mudou a vida de muitas pessoas e a "tia Jo" merece ficar marcada na história como uma eximia escritora e criadora de uma das mais importantes sagas fantásticas, ao lado de Narnia e Senhor dos Anéis.
Post incrível demais. Adorei cada linha do que você escreveu e me identifiquei com tudo o que você disse. Aguardo anciosamente pelos próximos livros. Principalmente pelos meus preferidos (O Prisioneiro de Azkaban e Ordem da Fênix).

PS: Quais são os seus preferidos da série???

Luiz Silva disse...

Harry Potter foi a leitura da minha vida, devorava livro atras de livro na época em que estava lendo. Era pequeno, lembro que fui pegar o livro 5 na biblioteca da minha escola e a bibliotecária não quis me emprestar porque segundo ela eu era muito pequeno para ler um livro daquele tamanho.
Victor não desanime por ser difícil de fazer os posts, você teve essa idéia ótima que nenhum outro blog teve. Força rapaz! =D
Quero ver o post de todos os HP's aqui em.


Abraço


Luiz Silva
blogueiroleitor.blogspot.com

Andy disse...

Muito legal esse post!!! Pode até ter sido difícil fazê-lo, mas você se saiu muito bem!

Harry Potter, realmente deu inicio ao hábito de ler de muitas crianças e jovens!

Postar um comentário