segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Resenha: "A Pirâmide Vermelha" de Rick Riordan

A Pirâmide Vermelha (As Crônicas dos Kane #1) de Rick Riordan
Editora: Intrínseca; 445 páginas.

Sinopse: Desde a morte de sua mãe, Carter e Sadie têm ficado perto de estranhos. Enquanto Sadie vive com os seus avós, em Londres, seu irmão tem viajado o mundo com seu pai, o egiptólogo brilhante, Dr. Julius Kane.
 Uma noite, o Dr. Kane traz os irmãos para uma experiência de “pesquisa” no Museu Britânico, onde ele espera acertar as coisas com sua família. Ao contrário, ele liberta o deus egípcio Set, que expulsa-o ao esquecimento e força as crianças a fugir para salvar suas vidas.
 Logo, Sadie e Carter descobrem que os deuses do Egito estão acordando e, o pior deles – Set – tem vigiado os Kanes. Para detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa viagem em todo o mundo – uma busca que os traz cada vez mais perto da verdade sobre sua família e seus vínculos com uma ordem secreta que existiu desde o tempo dos faraós.




Eu confesso que adoro mitologia de todos os tipos, mas também confesso que nunca soube muito sobre nenhuma delas. Isso mudou quando Rick Riordan resolveu dar uma aula de história para o mundo com seus livros incríveis.
Foi assim com a mitologia grega de Percy Jackson e também é impossível não aprender muita coisa sobre a mitologia egípcia com “As Crônicas dos Kane”.
Eu fui completamente lerdo lendo esse livro, talvez por ser início de ano ou por qualquer outro motivo, mas isso não vem ao caso, só sei que essa demora fez a minha tarefa de escrever essa resenha ainda mais difícil.
Bem, mas se tratando de Rick Riordan eu não preciso dizer muita coisa além de: “CARAMBA! QUE LIVRO ÓTIMO!!!”
A minha expectativa por “A Pirâmide Vermelha” sempre foi muito grande e eu não me decepcionei.
O livro tem todos os estilos de narração e enredo que consagraram Rick, e são ainda melhor utilizados por ele nessa história. Talvez isso se deva ao fato do livro ser maior do que os da saga de Percy Jackson, fazendo com que tudo ficasse muito bem colocado, em seu devido lugar. Sem correria ou lentidão.
Ou talvez porque o próprio tema, mitologia egípcia, seja cheio de detalhes e mistérios por si só. Com a qualidade de narração todos estes mistérios ficaram ainda maiores, porém com explicações, não há um ponto sem nó. (A não ser, é claro, aqueles em que o ponto deve ficar solto).
Outro grande motivo para se ler esse livro e por ele ser tão bom, são os personagens. Os dois principais, Carter e Sadie Kane, são incríveis. Eles dividem a narração em 1ª pessoa do livro e em todos os capítulos, tanto nos narrados por ele quanto nos narrados por ela, é completamente possível perceber as diferenças e semelhanças entre os dois e as principais características de cada um. O que dá muita veracidade a história.
Os outros personagens só fazem completar o enredo de forma brilhante e necessária, todos deixando sua marca, pois é muito fácil adorar a deusa Bastet e odiar o vilão Set.
Bem, mas tudo isso não ficaria tão bom se não fosse a mente brilhante do Rick Riordan, que mais uma vez fundiu o mundo real com mitologia e acertou em cheio ao introduzir o leitor cada vez mais dentro da história, tornando-a real e fantástica, impossível de não ser lida.


Essa foi mais uma resenha, demorou mas saiu, pra vocês terem uma ideia eu comecei a ler esse lviro no dia 09 e só terminei agora no dia 28. Não sei o que aconteceu, mas fui completamente lerdo. Pois bem, comentem e digam o que acharam da resenha e do livro. Ah, ainda procuro um ajudante, mas no momento não é tão urgente mais.
É isso, tchau e até o próximo post!

9 comentários:

Andy disse...

A pirâmide vermelha é muito bom, acho muito difícil Rick Riordan escrever um livro "mais ou menos". Mas eu ainda prefiro Percy Jackson, a narrativa dele é muito mais engraçada.

Luiz Silva disse...

Nossa nunca li nenhum livro dele!! Que vergonha isso!!
Quando leio essas resenhas fico com mais vontade der ler!! Estou meio sem condições, faz tempo que não compro nenhum livro!! =/
Também estou super lerdo ultimamente Victor, estou lendo Strange Angels vai fazer um mes, acho que nem estou na metade ainda! hahahaha
Você viu a indicação que fiz de você em um meme no blog?! Dá uma passada lá!! Se você quiser dar continuidade na brincadeira também, seria ótimo!! =D


Abraço


Luiz Silva
blogueiroleitor.blgospot.com

Caverna Literária disse...

Respondendo sua pergunta a respeito do livro “Geração Morta”, sinceramente, eu não tenho noção nenhuma se vai lançar no Brasil. Por exemplo, no Skoob, tem muita pouca gente que já leu. Só descobri ele por um site, onde tem vários ebooks traduzidos para baixar, e achei esse, logo adorando a sinopse e lendo correndo, haha. Se você quiser o link também, só avisar :)
Com certeza, super concordo com você! Eu na verdade nunca fui muito chegada a mitologia, mas mais por falta de informações. Quando li a série toda de Percy Jackson... Meu deus, eu tive mais vontade ainda de ler livros relacionados a esse tema!
Adoreeei sua resenha! Acaba me deixando com cada vez mais vontade de ler esse livro, injusto ):

xx carol

It Book Blog disse...

Eu adorei o livro!
E a resenha também! ;)
Esse foi o primeiro livro que eu tinha lido do Rick, e foi o que me fez a comprar os dois primeiros da série Percy Jackson!
Mas tenho que ter um tempinho para ler ainda! HAHAHA
Abs.

Thassio.
www.itbookblog.blogspot.com

Livy disse...

Olá! Tenho este livro, mas ainda não li! E agora lendo sua resenha, me deu uma vontade louca de ler. Eu adoro mitologia egipcia, amo de paixão... E com certeza este livro é fantástico!

Bjos~
Livy
http://nomundodoslivros.blogspot.com

Natália Puga disse...

NOSSA, você demorou tanto! Tenho certeza que vou amar, não sei se tanto quando Percy, mas qualquer coisa que o Rick escreva eu vou ler!

Anônimo disse...

Victor, antes de mais nada, quero lhe agradecer por ter tirado um peso das minhas costas pois achei que eu era o único passando por esse problema (ontem iniciei minha 3ª semana lendo Cotoco). Valeu viu? Opakpkpka

Apesar de ter comprado A Pirâmide Vermelha ainda em pré-venda, não o li até hoje e pretendo aguardar até o final do semestre para a espera pela continuação ser menor mas confesso que está difícil viu? Amo a escrita de Rick Riordan e Percy Jackson & Os Olimpianos é uma das minhas séries favoritas, não vejo a hora de conhecer As Crônicas dos Kane pois sei que será mais uma experiência incrível!

Abraços

Anderson Branco disse...

Tem meme pra você no blog:
http://hookedforbooks.blogspot.com/

Anônimo disse...

eai vitor ... otima resenha viu ...^^

Abraço Layo Silva

Blogueiroleitor.blogspot.com

Postar um comentário