terça-feira, 1 de março de 2011

Resenha: "Crescendo" de Becca Fitzpatrick

Crescendo (Hush Hush #2) de Becca Fitzpatrick;
Editora: Intrínseca; 285 páginas.

Sinopse:A vida de Nora Grey ainda está longe de ser perfeita. Sofrer uma tentativa de assassinato não foi a melhor das experiências, mas, pelo menos, Nora ganhou um anjo da guarda: Patch, que de angelical não tem absolutamente nada, e, o pior: parece muito interessado na grande inimiga de Nora, Marcie Millar.Se não fosse pelo interesse de Patch em Marcie, Nora jamais teria notado Scott Parnell, velho amigo da família que acaba de voltar para a cidade. Ainda que Scott a deixe furiosa na maior parte do tempo, é impossível não se sentir atraída. Lá no fundo, porém, ela tem certeza de que ele guarda um segredo.Atormentada por repetidas visões do pai, inexplicavelmente assassinado anos antes, Nora começa se perguntar se haveria alguma conexão entre a morte dele e o fato de pertencerem a uma linhagem de nefilins. Ela quer descobrir o que realmente aconteceu, mas isso é muito arriscado. Algumas verdades ficam melhor mortas e enterradas - do contrário, podem destruir tudo em que você acredita.





Se você leu a resenha de sussurro que está por aí em baixo, então você sabe o quanto eu adorei esse livro e o quanto eu esperava pela seqüência. Finalmente Crescendo foi lançado e eu pude comprar o meu, a expectativa a mil e o que aconteceu? Minhas expectativas não foram plenamente alcançadas.
Infelizmente Crescendo não é tão bom quanto Sussurro, o que não o torna um livro ruim. Na verdade ele é um dos melhores livros que eu já li, mas simplesmente não tem a mesma qualidade do primeiro da série.
Eu acho que isso se deve muito ao fato de que o romance entre o Patch e a Nora ficou bem em segundo plano e toda aquela sensualidade e mistério que tinha no relacionamento dos dois desapareceu. Claro que mistérios surgiram, mas não tinham tanta relação com os sentimentos dos dois, o que deixou o romance, que era um dos pontos altos do livro, quase sem graça nenhuma.
Outro fato pro livro ter sido negativo em alguns aspectos é que aquela mocinha que eu elogiei tanto na resenha de Sussurro conseguiu ficar mais chata do que uma tal de Bella Swan. As atitudes da Nora foram tão ridículas e insuportáveis que as vezes eu percebia que eu parava de ler pra ficar xingando ela. Tanto o ciúme excessivo que ela tinha, ou sua total insegurança em relação aos sentimentos que Patch tinha por ela, que ficaram bem claros em Sussurro, quanto porque ela simplesmente se tornou um imã de coisas ruins para atrair a atenção de Patch e tentar esquece-lo.
Scott Parnnel foi um dos personagens inseridos em Crescendo e pra mim ele foi completamente desnecessário, tudo bem ele não foi completamente desnecessário, mas acho que foi colocado lá pra encher a cabeça do leitor de dúvidas e deixar a senhorita Nora Grey mais irritante.
Tá, mas os pontos negativos acabam por aí. O que eu disse ali em cima sobre o romance entre Patch e Nora ficar em segundo plano se deve ao fato do livro ter um ar muito mais policial do que de romance. O que o deixou imprevisível e eletrizante.
Até o último capítulo, ou melhor, até a última pagina, e eu não estou brincando, pontos da história ficam sem resposta e isso dá todo o tom de mistério.
Quando você pensa que tudo está resolvido e que a história é exatamente aquela que está na sua cabeça, vem alguma coisa e muda. E  todos os fatos desse livro são incríveis, sinceramente eu não desconfiava de que o fim seria desse jeito.
Pois bem, Becca Fitzpatrick criou mais uma obra prima, uma bela continuação com uma ótima ponta solta para a seqüência. Uma narrativa consistente e nem um pouco cansativa, talvez só tenha sido exagerada nos vários momentos em que as marcas de roupas e produtos são utilizadas, o que poderia dar um tom ainda mais real a história na verdade se torna desnecessário por ser usado tantas vezes.
Eu adorei Crescendo, esperava mais sim, mas a história é ótima, misteriosa, com um toque de romance, com a Vee ainda mais inspirada em seus comentários e com uma participação maior e melhor e muitas reviravoltas que tornam este livro impossível de não ser lido. Se você gostou de Sussurro não perca tempo e leia Crescendo, tire suas próprias conclusões e decida se gostou ou adorou o livro.

10 comentários:

Fernanda Assis disse...

Ei Victor,

Já vi resenha de todo jeito sobre ele, uns amaram tbm, outros falaram q é legal mas não é tão bom como vc disse, o meu está em casa mas ainda não li. Estou curiosa :)

bjo

Luiz Silva disse...

Acabei Crescendo ontem também, e fiquei com essa sensação também Victor. O livro é excelente, mas algumas coisas foram mal inseridas. Eu achei um pouco confuso aquilo do pai da nora nã osei o pai dela, e o pai dela verdadeiro é o pai da Marcie, que tambem é um neflim, que também é vassalo do Rixon. Não entendi como a Nora pode ser desentende de dois Neflins, já que ela era descendente dod Chauncey.
Enfim, Sussurro é bem melhor mesmo. Espero que Silence venha e resolva um pouco dessa bagunça que a Becca criou.

Abraço


Luiz Silva
blogueiroleitor.blogspot.com

Caverna Literária disse...

Sim, infelizmente minhas esperanças também não foram alcançadas :/
Acho que o problema não foi a briga deles em si, porque por um lado é até legal. Se fosse ficar naquela melação, não ia ter grande emoção. Mas o ciúme possessivo e o drama da Nora, estragou tudo. E também a idiotice do Patch por não contar algo que não era algo tão perigoso assim, só piorou.
SIIM, haha, exatamente. A Nora conseguiu superar a Bella no drama, e isso foi irritante durante o livro inteiro!! Concordo, Scott não é importante, e acho que a autora nem tinha a intenção antes de envolver ele e a Nora, o que também foi bem desnecessário. A Vee foi a unica personagem que salvou tudo, porque apesar dos personagens me darem raiva nesse volume, a história continua sendo muuito boa!!

xx carol

Natália Puga disse...

pulei essa resenha porque é o próximo da fila :x

Andy disse...

Nem sei quando vou poder ler este livro, quero ler ele logo, mas vou demorar um pouco para comprá-lo.

Os seus cometários só me deixaram com mais vontade de ler, quero ver com os meus próprios olhos o que acontece com Nora e Patch.

Unknown disse...

Ah! Quero mt ler Crescendo *-*

Luana Rodrigues Farias disse...

Tenho que ler sussurro ainda não fiz isso.

Bjs

Camila Soares disse...

Ain Victor, prefiri Sussurro sabe?! acho que eu estava esperando demais, de Crescendo, e ele não me deu tudo oque eu esperava ;/

Beijos
Camila Soares
World Of Books

Thalía disse...

Olá!

Eu estou bem atrasada, não li nem sussurro ainda :/
Mas tudo bem, pelo menos agora eu compro mais barato hehe
Adorei a resenha, espero que esse livro não tenha romances muito melosos hahah

Beijos
Thalía
livro-mania.blogspot.com

FSAB - Felipe Saraiva disse...

Ah, Victor adorei o blog! Parabéns ^.^!

Bom, e adorei a resenha também!
Só tenha uma discorçancia: A Nora NÃO é mais chata que a Bella! Definitivamente a Bella ganha de 1000 x 1!

Mas, fora isso, concordo com gênero e número!

Abraços,
Felipe Saraiva!
http://bibliotecafelipes.blogspot.com

Postar um comentário