quarta-feira, 30 de março de 2011

Resenha: "Strange Angels" de Lili St. Crow

Strange Angels (Strange Angels #1) de Lili St. Crow;
Editora: Novo Século; 288 páginas.

Sinopse:O Mundo Real é um lugar apavorante. Basta perguntar para Dru Anderson, uma órfã de 16 anos – garota durona que já acabou com sua parcela de bandidos. Ela está armada, é perigosa e está pronta para atirar primeiro e perguntar depois. Então, vai levar um tempo até que ela possa descobrir em quem confiar. Dru Anderson se acha estranha por mais tempo do que é capaz de se lembrar. Ela viaja de cidade em cidade com seu pai, caçando coisas que nos aterrorizam à noite. Era uma vida bem esquisita, mas boa – até que tudo explode em uma cidade gélida e arruinada de Dakota, quando um zumbi faminto arromba a porta da cozinha. Sozinha, aterrorizada e sem saída, Dru vai precisar de cada pedacinho de sua esperteza e treinamento para continuar viva. Seres sobrenaturais decidiram ser os caçadores – e desta vez, Dru é a presa. Chance de sobrevivência? De pouca a nenhuma.




Strange Angels é um livro que me chamou muito a atenção quando soube de seu lançamento, assim como com a maioria das pessoas, isso aconteceu principalmente por causa da semelhança da sinopse com o estilo da série de TV “Supernatural”, da qual eu sou muito fã.
A grande maioria das resenhas de Strange Angels não são muito positivas, o que me afastou no principio, mas o que em muitas dessas resenhas foi criticado foi exatamente o que eu mais gostei no livro.
Desde a sinopse percebe-se uma história com um enredo muito promissor, mas não se concretiza por completo. O livro é lento e a personagem narradora enrola demais ao narrar os fatos, o que deixa o leitor um pouco cansado de ouvir o que ela diz, principalmente sobre o passado. Isso faz com que um simples acontecimento dure pelo menos duas páginas. Apesar disso, algumas dessas lembranças do passado se mostram necessárias para se entender o universo do livro.
Um ponto positivo nisso é que se entende melhor a personagem, que não é muito durona como se promete na sinopse, mas sim uma garota que está acostumada a viver num mundo sobrenatural e não a combatê-lo, como se esperava.
Como disse antes, alguns pontos criticados pela maioria das resenhas foram os que me fizeram gostar ainda mais do livro. Como por exemplo, o uso de palavrões. Quando lia resenhas que criticavam isso eu imaginava que os personagens falavam palavrões o tempo inteiro, mas isso não acontece e quando os palavrões são usados dão um tom muito mais realista ao livro.
Claro que a tentativa de deixar o livro mais real chega a ser exagerada, já que o “você” se transforma em “cê” e outras coisas do tipo “pelamordedeus”. Sobre isso não tem nem o que comentar. Só que deixa o livro com um tom totalmente forçado, mas isso é erro de tradução e não da autora, que também erra nesse sentido quando tenta dar realidade a historia fazendo a Dru fazer algumas coisas, tipo arrotar ou em seus pensamentos que só criticam até mesmo aqueles que estão ao seu lado.
Bom, o livro peca nesses sentidos, quando tenta passar que é algo real e não consegue, erros de Lili St. Crow e de tradução, mas é só isso, pois a autora também criou uma história que, por ser uma série, pode evoluir muito e se tornar ótima, mas tem que evoluir muito mesmo.

6 comentários:

Fernanda Assis disse...

Ei Victor,

Eu fui uma que desanimei de comprar pelas resenhas, o que mais me incomodou nos comentários que li foi mesmo a tradução com os cês etc.
Mas que bom q vc gostou ^^

P.S: Leia Apátrida sim, é muitooo bom! Sobre os marcadores pode me manda por DM no twitter ou para nandaassisbh@gmail.com ou pelo form de contato do blog rs

bjo

Luiz Silva disse...

Concordo com tudo Victor. Primeiramente a sinopse parece que fala de um outro livro e não de Strange Angels. A Dru nem é tão forte assim.
Os "cê" para mim foram o cumulo, ficou muito ruim a tradução do livro.
De resto, também gostei, e acho as resenhas negativas um tanto exageradas, o livro nem é tão ruim assim.

Abraço


Luiz Silva
www.blogueiroleitor.com.br

Nine Stecanella disse...

Victor!

Comprei esse livro na promoção do Submarino e ainda não li. Como você, me afastei um pouco do livro depois das resenhas negativas. Gostei da resenha, você destaca como a personagem narra mais devagar e pra quem gosta de leituras mais rápidas é um bom aviso.

Beijo!
@nine_stecanella
http://janinestecanella.blogspot.com/

Andresa V. Branco disse...

Li muitas resenhas negativas desse livro, me desanimou bastante. E o estilo dele não me agrada muito não.

Andresa
In Bookshelf

Caverna Literária disse...

Supernaatural *-* Poxa, eu já tô morrendo de vontade de voltar a ver, você me deixou com mais vontade ainda ): haha
Aah sei lá, eu não gostei muito nem da história... Não conseguiu me prender totalmente

xx carol

Carol disse...

Em suma tem erro de todo mundo, até da autora? u.u triste...

Postar um comentário