quarta-feira, 27 de outubro de 2010

"Se Adapte..." : "Desventuras em Série"

"Se Adapte..." é uma seção que eu resolvi criar pra falar sobre algum livro ou série de livros levados ao cinema.
Neste primeiro post falo um pouco sobre "Desventuras em Série", escrito por Daniel Handler com o pseudônimo de Lemony Snicket e lançado no Brasil pela editora CIA. das Letras.

__________________________________________________________________

Os Livros

A série narra as aventuras de três irmãos muito inteligentes, os órfãos Baudelaire. Violet Baudelaire, a mais velha, é uma inventora e tem catorze anos quando a série se inicia; Klaus Baudelaire, o irmão do meio, é um grande leitor e tem doze anos no começo da trama; e Sunny Baudelaire, a caçula, é um bebê que gosta de morder objetos e fala em uma linguagem compreensível apenas para seus irmãos. A história parte do momento em que as crianças são informadas de que seus pais faleceram em um terrível incêndio que ocorreu em sua mansão, destruindo-a. No primeiro livro, as crianças vão viver sob tutela de um primo distante, o Conde Olaf, um homem terrível e pouco higiênico que tenta roubar a enorme fortuna que seus pais lhes deixaram. Em cada livro as crianças são levadas a um novo tutor excêntrico; o Conde Olaf sempre os acha onde quer que estejam, aparecendo em disfarces ridículos com um plano diferente para roubar a fortuna das crianças.
É uma série de treze livros escrita por Lemony Snicket (pseudônimo de Daniel Handler) e ilustrada por Brett Helquist, O primeiro livro da série foi lançado em 1999nos EUA pela Harper Collins.

Títulos da Série:
Desventuras em Série - vol1 – Mau começo 
Desventuras em Série - vol2 – A sala dos répteis
Desventuras em Série - vol3 – O lago das  sanguessugas
Desventuras em Série - vol4 - Serraria Baixo-Astral
Desventuras em Série - vol5 – Inferno no colégio
Desventuras em Série - vol6 – O elevador Ersatz
Desventuras em Série - vol7 - A cidade sinistra dos corvos
Desventuras em Série - vol8 - O hospital hostil
Desventuras em Série - vol9 O espetáculo carnívoro
Desventuras em Série - vol10 – O escorregador de gelo
Desventuras em Série - vol11 – A Gruta Gorgonea
Desventuras em Série - vol12 – O Penúltimo Perigo
Desventuras em Série - vol13 – O Fim


O Autor

Daniel Handler (nascido em 28 de fevereiro de 1970 em São Francisco) é um escritor e cineasta americano. Originalmente, Handler utilizava o codinome Lemony Snicket ao invés do seu próprio nome na lista de correio de diversas organizações de extrema direita que ele pesquisava para escrever um de seus livros. Como Lemony Snicket, Handler escreve uma série de livros chamada Desventuras em Série, sendo que Snicket faz parte de história assim como seus irmãos e a mulher que amava.


__________________________________________________________________

O Filme

Klaus (Liam Aiken), Violet (Emily Browning) e Sunny (Kara Hoffman e Shelby Hoffman) são três irmãos que repentinamente recebem a notícia de que seus pais morreram em um incêndio. Como são menores de idade eles não podem ainda herdar a fortuna de seus pais, o que apenas ocorrerá quando Violet, a mais velha, completar 18 anos. O trio passa então a morar com o Conde Olaf (Jim Carrey), um parente distante bastante ganancioso, que deseja tomar a fortuna das crianças para si. Para atingir sua meta Olaf não medirá consequências.


Ficha Técnica:
título original:Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events
ano de lançamento:2004
direção: Brad Silberling
roteiro:Robert Gordon, baseado nos livros de Daniel Handler
produção:Laurie MacDonald e Walter F. Parkes
estúdio:Paramount Pictures / DreamWorks SKG / Scott Rudin Productions / Nickelodeon Movies
distribuidora:Paramount Pictures / DreamWorks Distribution LLC / UIP

Elenco:
·  Jim Carrey (Conde Olaf)
·  Meryl Streep (Tia Josephine)
·  Jude Law (Lemony Snicket - voz)
·  Emily Browning (Violet Baudelaire)
·  Liam Aiken (Klaus Baudelaire)
·  Kara Hoffman (Sunny)
·  Shelby Hoffman (Sunny)
·  Timothy Spall (Sr. Poe)
·  Billy Connolly (Tio Monty)
·  Catherine O'Hara (Justice Strauss)
·  Deborah Theaker (Sra. Poe)

__________________________________________________________________

Bom, eu nunca li nenhum dos livros inteiros ( só um trecho do primeiro), principalmente porque são 13 e não são baratos, mas a história me fascinou assim que a conheci. Foi numa tarde chuvosa sem ter o que fazer quando liguei minha televisão e tinha cabado de começar a clássica e já ultrapassada "Sessão da Tarde" e o filme era "Desventuras em série". Até então nunca tinha ouvido falar desse filme, mas quando terminei de assistir fui na hora pesquisar na internet e, pra minha alegria, descobri que se tratava de um filme baseado numa série de livros.
Depois de alguma pesquisa, percebi a parte ruim do filme: Era mais uma péssima adaptação.
Os produtores pegaram os três primeiros livros e transformaram num único filme, sendo assim, obviamente, muita coisa foi perdida, mas e os outros DEZ livros? E a história narrada nestes outros DEZ livros? Simplesmente deixaram de lado.
Claro que uma adaptação nao consegue e nem deve ser idêntica a obra original, mas os fãs mereciam um pouco mais de respeito e a série muito mais atenção.
Mas é claro que o filme tem muitos pontos positivos, afinal me fez conhecer os livros, e acho que os principais foram a escolha dos atores, a fotografia, os figurinos ótimos e a maquiagem perfeita. Este é um dos poucos filmes em que gosto do Jim Carrey atuando, a escolha dele foi simplesmente essencial, e a Maryl Streep é sempre impecável em suas atuações.
Ou seja, se você ainda não assistiu, não perca tempo e se tiver 300 reais puder, compre os livros. A história é fantástica, muito bem escrita e ainda explora todos os lados da literatura.


Dica: Acessem o site oficial do filme, é muito bom. E também o site oficial do autor.
         Para comprar a Série completa no Submarino clique AQUI.
         E para comprar o filme na Saraiva clique AQUI.

__________________________________________________________________

Bom pessoal, foi isso. Espero que curtam, comentem e sigam o blog.
Até a próxima!

3 comentários:

Luiz Silva disse...

Ri muito com a parte dos 300 reais Victor =D
quase não tá caro né.. (irônico)
O filme Desventuras em Série é perfeito, eu gosto muito. Tem um clima sombrio, que na época foi inovador. Já os livros, queria muito ler, mas como já foi dito, o preço não é muito acessível.

Victor gostei muito da sua nova coluna, provavelmente vou ver aqui muitas adaptações que gosto muito =D

abraço parceiro



Luiz Silva
blogueiroleitor.blogspot.com

Rubens disse...

Adorei este post, Victor. Eu morri aqui com "300 reais". Eu gostei bastaaante do filme mas, acho que foi porque ainda não li os livros.
Mas, se eu tiver oportunidade (300 reias, kkkk) vou comprar a coleção completa. Deve ser ótima.

Andy disse...

Realmente essa série chama a atenção!! Também sempre tive vontade de ler esses livros, mas quando eu penso no preço de um livro e ainda, multiplicado por 13, sei lá, até esqueço o nome do autor,rsrs!!

Mas quem sabe um dia...

Postar um comentário