quinta-feira, 11 de novembro de 2010

"Harry Potter e a Câmara Secreta"


_______________________________________________________________________
Sinopse
“Os Dursley foram tão mesquinhos e abomináveis durante aquelas férias de verão, que Harry Potter só queria voltar para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Na hora em que está arrumando as malas, contudo, ele recebe um aviso de um elfo estranho chamado Dobby, que diz que se Harry Potter voltar a Hogwarts haverá uma catástrofe.
E ela, de fato, acontece. No segundo ano de Harry em Hogwarts, surgem novos tormentos e horrores. Agüentar o arrogante professor de Defesa Contra a Arte das Trevas, Gilderoy Lockhart, driblar o assédio do coleguinha deslumbrado que a todo custo queria fotografá-lo e conseguir um autógrafo, ignorar a tí­mida paixão e desviar da atenção indesejada de Gina Weasley, e suportar as lamúrias da Murta que Geme, um espí­rito que ocupa o banheiro das meninas, não é exatamente a melhor coisa que podia acontecer a Harry, mas, sem dúvida alguma, isso representa muito pouco diante do grande mistério que envolve a petrificação de alguns estudantes da escola. Quem ou o que estaria por trás daquelas ocorrências assustadoras? Seria Draco Malfoy, mais venenoso do que nunca? Talvez Hagrid, cujo misterioso passado é finalmente revelado? Ou o responsável por todo o pânico e tumulto seria aquele de quem todos na escola suspeitam… o próprio Harry Potter? Como descobrir e eliminar definitivamente a ameaça que está aterrorizando Hogwarts?”
_______________________________________________________________________
OI!
Mais um post da contagem regressiva para Harry Potter e as Relíquias da Morte - parte 1. Hoje eu falo sobre o segundo livro, mas não gostei muito do que eu escrevi. Só que tem um motivo pra isso: Eu estava assistindo a Premiere do filme e estava tão empolgado que não conseguia escrever, mas eu era obrigado a escrever porque não teria tempo depois. Então saiu do jeito que saiu, não que esteja péssimo, mas não ta como eu queria. Tire suas próprias conclusões.
_______________________________________________________________________

“Harry Potter e a Câmara Secreta” foi o primeiro livro da série que eu li, apesar que eu não o li inteiro, pois tinha pego na biblioteca e digamos que eu não lido muito bem com pressão. O prazo pra devolver o livro chegou e eu ainda não o tinha terminado.
Mas algum tempo depois de comprar o livro 1, fui na única livraria da minha cidade e comprei a continuação.
Acho que surpreendente é a palavra certa para definir esse livro, tanta coisa mudou em relação à “Pedra Filosofal”, principalmente na maneira como a história é contada.
Mesmo ainda sendo um livro com características infantis, houve um crescimento das personagens que elevou muito o nível da história. Surgiu uma complexidade no enredo e na narrativa onde era fácil se perder, principalmente para alguém inexperiente.
Porém, obviamente, ainda era Harry Potter, e sua magia continuava a emanar de cada capítulo e de cada detalhe em que os personagens se envolviam.
Detalhes estes que se tornaram imprescindíveis para a qualidade do livro aumentar e te fazer querer engolir mais rapidamente todas as páginas.
Provavelmente as melhores partes de “A Câmara Secreta”, são aquelas em que o mistério prevalece e J. K. Rowling, com a maestria de sempre, faz com que nós, leitores, fiquemos tentando descobrir quem está por trás de todo o mistério dos personagens petrificados e como ele age, sendo revelado no final o poder do maior vilão de todos os tempos chamado Lord Voldemort.
A história que faz Harry passar por situações dificílimas mais uma vez se mostra interagir com os leitores, quando Harry expõe seus sentimentos tão comuns na vida de qualquer um.
“Harry Potter e a Câmara Secreta” só prova que muita coisa estaria por vir nos livros seguintes, pois, apesar de ser a história que eu menos gosto, é aquela que confirmou que eu não tinha feito uma escolha errada ao seguir este caminho, que se provou ser um caminho sem volta, afinal como fazer para viver sem Harry Potter? Eu diria que é impossível, por isso eu não penso muito no futuro.

Ps: “Harry Potter e a Câmara Secreta”, tanto o livro quanto o filme, me fez começar a ter medo de aranhas. Algo que eu tenho em comum com o Rony.
_______________________________________________________________________

Curiosidades sobre o livro:
  •  Várias crianças sofreram um impacto resultante do contraste do primeiro livro com o seu sombrio sucessor. Algumas até deixaram de lê-lo.
  •  JK Rowling teve um leve bloqueio criativo quando estava preparando a Câmara por causa do sucesso repentino que impulsionou a série Harry Potter. Finalizá-lo exigiu muito dela, por isso, é um de seus livros preferidos.
_______________________________________________________________________

Bom, foi isso. Espero que tenham gostado mais do que eu. Aliás, Rubens, quando eu falar dos meus livros favoritos você vai perceber. E quem ainda não leu o post sobre "Harry Potter e a Pedra Filosofal", não perca tempo. Tá ali em baixo, viu.
Tchau e até amanhã, quando eu falo sobre "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban", e em breve tem posts normais.

2 comentários:

Luiz Silva disse...

Adorei o post Victor, principalmente a parte da unica livraria da sua cidade me senti melhor ao saber que tem mais gente passa por isso, a minha cidade tem apenas 3, sendo que uma, além de ser no shopping que é longe pra caramba, os preços são mais do que absurdos lá, para você ter uma idéia, fui lá essa semana e vi Comer, Rezar, Amar por 60 e pouco se não me engano, sendo que está por 20 e pouco no site da Saraiva.
Quanto a HP, não adianta, acho todos os livros ótimos, acho que não tenho um preferido, porém para mim o terceiro filme é o melhor de todos os filmes, sou apaixonado por ele =D.


Abraço



Luiz Silva
blogueiroleitor.blogspot.com

Rubens disse...

Adorei ainda mais este post.
"A Câmara Secreta" realmente foi impactante, principalmente para quem acabava de vir da "Pedra Filosofal" que era, até então, bem mais juvenil. O segundo é bem mais sombrio e cheio de mistérios. Lembro que fiquei suuuuper empolgado com o livro, achando-o fantáastico do começo ao fim. E hoje vejo que ele é um dos mais fracos da série, mas, mesmo assim, ainda fantástico. Imagina os outros, então. Seu post ficou óootimo e ri bastante com "a única livraria da minha cidade". Aqui onde moro só tem 3, uam é livraria meesmo (a Nobel) e as outras são livraira/papelaria, onde o foco é a papelaria. Livros mesmo, são só alguns lançamentos. Mas as três têem preços exorbitantes. Por exemplo, quando lançou "O Enigma do Principe", o preço delas eram na faixa dos 65,00. Isso mesmo. Imagina o sacrifício de comprar livros por aqui.
O jeito é comprar na net mesmo.

Postar um comentário