sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Se Adapte...: "Matilda"

Hey, people! Mais um post da seção "Se Adapte...". Quando pensei em criar essa seção resolvi que só ia falar de livros e filmes que eu gosto, mesmo sendo antigos ou desconhecidos e até mesmo odiados.
Hoje escolhi um filme antigo, que marcou minha infância e minha vida no mundo dos livros, ele é "Matilda" escrito por Roald Dahl e muito pouco conhecido como livro, muito mais como filme. Vejam:
__________________________________________________________________

O Livro


Matilda adorava ler. Passava horas na biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Mas, quanto mais ela lia e aprendia, mais aumentava seus problemas. Os pais viam televisão o tempo todo e achavam muito estranho uma menina gostar tanto de ler. A diretora da escola achava Matilda uma fingida, pois ela não acreditava que uma criança tão nova pudesse saber tantas coisas. Depois de mil peripécias, em que tentou se livrar da tirania dos pais e da diretora, Matilda acabou encontrando a compreensão de uma professora, srta. Mel, com quem foi morar.



O Autor
Roald Dahl foi um escritor britânico nascido no País de Gales, filho de noruegueses. Atingiu notoriedade na década de 1940 com obras tanto para adultos quanto para crianças, e se tornou um dos escritores mais vendidos no mundo. É conhecido principalmente por seus livros infantis, entre os quais figuram A Fantástica Fábrica de Chocolate, Matilda, As Bruxas e James e o Pêssego Gigante, seus livro foram tranformados em filmes no seculo xx.
Roald Dahl morreu em novembro de 1990, aos 74 anos, de uma doença sanguínea rara, em sua casa, Gipsy House, em Great Missenden, Buckinghamshire, e foi enterrado no cemitério na igreja paroquial de São Pedro e Paulo. Em sua honra, a Roald Dahl Children's Gallery foi aberta num museu em Aylesbury.
__________________________________________________________________

O Filme

Matilda é uma garota super inteligente e esperta, quase uma gênia, cheia de apetite por conhecimento. Seus pais, porém, não querem saber dessas belas qualidades da garota, mandando-a para uma escola dirigida por uma cruel e autoritária diretora. Seu único refúgio naquele lugar é a professora Honey, que entende a genialidade da garota e a ajudará o quanto for possível.






Ficha Técnica:
Direção: Danny DeVito
Roteiro: Nicholas Kazan e Robin Swicord
Ano de lançamento: 1996

Elenco:
  • Mara Wilson (Matilda Wormwood)
  • Danny DeVito (Harry Wormwood)
  • Rhea Perlman (Zinnia Wormwood)
  • Embeth Davidtz (Srta. Jennifer 'Jenny' Honey)
  • Pam Ferris (Agatha Trunchbull)
  • Paul Reubens (Agente do FBI Bo)  
__________________________________________________________________
Acho que é muito difícil encontrar alguém que nunca assistiu a esse filme, seja nas finadas fitas ou na sessão da tarde, principalmente porque ele já foi exibido umas quinhentas vezes. Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que o filme é uma adaptação de um livro publicado pela primeira vez em Londres no ano de 1988.
Quase ninguém leu o livro, mas eu li. Já faz sete anos e por isso não me lembro muito bem dele, mas sei que foi o primeiro livro que não fosse daquelas fábulas, que eu li na minha vida. Ou seja, Harry Potter não foi o primeiro personagem bruxo que eu conheci.
Como disse, lembro pouco dele, mas sei que li bem rápido, pois o peguei emprestado na biblioteca, na época já tinha assistido ao filme muitas vezes e como adorava me empolguei bastante com a leitura.
O filme é muito legal e é bem fiel ao livro, pelo que eu lembro, principalmente em relação à vida da Matilda. Ela é uma criança inteligente e sonhadora, se perde em meio aos livros, mas tem uma família péssima, muito bem chefiada pelo Denny de Vitto no cinema.
Como não me lembro muito bem de quando eu o li, vou simplesmente dizer que vale muito a pena, é um livro inocente e mágico, com uma história tocante, apesar de simples e fantasiosa é surpreendente e extremamente realista.
Fica a dica pra procurar o livro e se você nunca assistiu ao filme, procure assistir, porque é ótimo.
__________________________________________________________________
Então, é isso aí. Espero que tenham gostado, deixem suas opiniões nos comentários, é a única maneira que eu tenho de saber se vocês estão gostando do blog. E sigam o blog aqui e no twitter @blog_yaboys  e meu twitter pessoal @_victorlops.
Tchau e até algum dia!
 

3 comentários:

Luiz Silva disse...

Tá ai uma coisa que eu não sabia! Já assisti Matilda na televisão, várias vezes, afinal é como você disse Victor, já passou umas 500 vezes. Achei interessante, gostaria de ler o livro também. =D
Muito legal o post, já valeu por essa curiosidade que acho que muito gente não sabia.

Abraço

Andy disse...

Também não sabia que "Matilda" era livro. Assisti o filme algumas dessas 500 vezes que passou, e achei bem mágico na época.

Andresa V. Branco disse...

Fiquei com vontade de ver. Não me lembro se ja assisti... talvez qndo eu era muito pequena.

Postar um comentário