quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Resenha: "Jogos Vorazes" de Suzanne Collins


Sinopse:Ambientado no futuro, onde hoje é a América do Norte, existe Panem. Um país constituído pela Capital e mais 12 distritos ao seu redor. Anteriormente haviam 13 distritos, porém após uma rebelião e para provar sua superioridade a Capital destruiu o último distrito e instituiu os Jogos Vorazes.
Uma forma de castigar a todos, e intimar dizendo que eles ainda tem o poder de controlar você. Cada ano dois jovens entre 12 e 18 anos, são escolhidos para representar o seu distrito em um reality show, onde o único vencedor é aquele que sair vivo.
Katniss, de 16 anos, mora no 12º distrito e se vê obrigada a se “voluntariar” para os Jogos desse ano. Tudo porque no meio de tantos jovens para serem sorteados, sua pequena irmã Prim, de 12 anos é a escolhida. Sem qualquer chance de sobrevivência, ela não poderia deixá-la enfrentar isso tudo. Se oferecendo para ir no seu lugar, Katniss tem como companheiro tributo, Peeta. Um jovem que até um tempo atrás foi o que despertou o instinto de sobrevivência de Katniss, que vive para sobreviver e sustentar sua mãe e irmã, Prim.
Porém, se o 12º distrito for vencedor, só um dos dois poderá estar vivo…
__________________________________________________________________


Eu sei que vocês já leram várias resenhas por aí de Jogos Vorazes, e em sua grande maioria todas elogiaram o livro, se utilizando dos melhores adjetivos possíveis. E a minha resenha não vai ser muito diferente não.
Imagina uma coisa que você gosta, depois multiplica isso mil vezes incluindo um ritmo frenético a tudo. Isso é Jogos Vorazes. Adoro livros com bastante ação e com uma história que seja bem imaginada e Jogos Vorazes multiplica o poder desses livros mil vezes e ainda não para sequer um segundo.
Nenhuma resenha que você leu foi exagero, a história de Suzanne Collins tem tudo que uma aventura precisa ter e, além disso, é tão bem escrita que os capítulos passam sem que você perceba.
O livro é completamente recheado de todos os momentos mais marcantes possíveis, há luta, ação, romance, mas você não consegue compreender o que é real ou que é jogo. As coisas se misturam e se entrelaçam ao mesmo tempo em que parecem completamente distintas. Esse é o ritmo encontrado, onde uma história que, apesar de ser original, tem tudo para se tornar monótona, mas o contrário é o que acontece e até os momentos em que a personagem principal e também narradora Katniss Everdeen lembra de seu passado e conta como sua vida foi até chegar àquele momento, são momentos em que você não desgruda das páginas até o fim chegar.
Outra coisa que chama a atenção é a realidade imposta pela Suzanne Collins, quantas vezes me vi tão entretido com a história que senti arrepios quando a personagem sentia e as mesmas dores e temores que ela, certa noite tive um pesadelo depois de ler uma das melhores partes do livro.
É tudo tão real e assustador, completamente explícito e grandioso. Você se perde facilmente dentro dos Jogos Vorazes e se vê tentando sobreviver como os personagens, a única diferença é que eles tentam sobreviver no sentido literal da palavra, mas, no caso do leitor, ele tem de superar os momentos difíceis em que não pode continuar a ler simplesmente o melhor livro de aventura desse ano. Sem exageros.
__________________________________________________________________

É isso aí! Espero que tenham gostado da resenha. Fiquei fora por uns dias,  minha vida está meio conturbada, vestibular, terminando a escola e a leitura de Jogos Vorazes me prenderam. Mas espero postar de novo logo, por enquanto é só.
Tchau!

9 comentários:

Andresa V. Branco disse...

Isso só aumentou minha curiosidade, rs.
Victor, indiquei você para um meme, ve la no meu blog.

http://inbookshelf.blogspot.com/2010/12/meme-brincadeira-da-tag-ta-com-voce.html

PS: boa sorte no vestibular...

Nine Stecanella disse...

Tô precisando ler esse livro pra tirar minhas conclusões. O enredo é algo que me chama muito a atenção, mas não, parece que falta alguma coisa. Pode ser porque praticamente todas as resenhas que eu li falavam bem dele!

Beijos!

Nanda disse...

Ei Victor,

Verdade, todos os adjetivos são verdadeiros. Também amei o livro, devorei ele muito rápido e agora estou ansiosa demais pela continuação.

bjos

Luiz Silva disse...

Nossa resenha excelente Victor, fiuei com mais vontade de ler!
Adoro livros com bastante ação também =D
Já teria comprado Jogos Vorazes se ele não fosse tão caro =/


Abraço

Fracky disse...

Melhor lançamento do ano! E uma das minhas séries favoritas! :)
Até abri um site sobre a serie www.jogosvorazes.com.br HAHA

Andy disse...

Já faz um tempo que estou querendo ler este livro, principalmente, por causa das resenhas positivas que li.

Sua resenha está ótima, agora, estou com mais vontade do que nunca, de ler Jogos Vorazes!

Guicepeda disse...

Matar ou morrer, não há escolha, na arena, o mais capaz vence. Que os Jogos Vorazes comecem!

Guilherme
Burn Book : http://bit.ly/i1NO5a

João Paulo disse...

ahh, comprei a versão em inglês hardcover..tava achando o preço da edição brasileira de matar!

J.
-theeaterofbooks.blogspot.com

Livy disse...

Ah, compartilhamos da mesma opnião então... Amei o livro e super recomendo...eu tbm tive a impressão de estar nos jogos...é o máximo! melhor livro que li em 2010.

Livy - http://nomundodoslivros.blogspot.com

Postar um comentário