quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Resenha: "Noturno" de Guillermo Del Toro e Chuck Hogan

Sinopse
Eles sempre estiveram aqui. Vampiros. Em segredo e na escuridão. Esperando. Agora é a hora deles.
Em um ano, Manhattan estará acabada. Em um mês, o paí­s. Em dois meses... o mundo.

Um boing 777 chega a JFK ocupando toda a pista. Todas as janelas estão quebradas, luzes apagadas, sem comunicação. As pessoas à espera de noticias, um alerta é enviado para o CDC. Dr. Eph Goodweather chefe do projeto Canário - uma equipe que investiga ameaças biológicas - é enviado para verificar o ocorrido. O que ele encontra é de gelar o coração.


_____________________________________________________________

Bom, noturno é o primeiro livro de uma trilogia escrita por Chuck Hogan, aclamado autor que já ganhou vários prêmios e foi considerado um dos melhores escritores por Stephen King; e por Guillermo Del Toro cineasta mexicano e gênio, fez filmes que são grandes obras do cinema, e eu não posso deixar de citar entre eles “O Labirinto do Fauno”, que foi feito no México e ganhou 3 Oscar. Eu sou muito fã do Guillermo e por criei grande expectativa, esperava ler um ótimo livro.
E não me decepcionei.
É o seguinte, acho que a maioria nunca leu um roteiro de filme, mas Noturno segue quase o mesmo padrão. A história tem vários capítulos e dentro desses capítulos várias histórias vão surgindo, divididas pelo local em que acontecem, fazendo surgir muitos personagens aparentemente sem ligação alguma. Digo que parece com um roteiro, pois são várias cenas, como num filme, e com o passar de tempo tudo se junta de alguma maneira.
Desde o inicio da história até o final se passam apenas 4 (ou 5? Não lembro direito...) dias,  onde as descobertas por parte dos personagens principais vão acontecendo de forma completamente natural, sem correria nem monotonia.
Traduzindo tudo o que eu disse, o livro é fantástico, uma verdadeira obra-prima, com muita qualidade e veracidade, é muito fácil você acreditar nos vampiros, pois não é uma coisa totalmente mitológica, é algo com explicação cientifica, e também pelo fato de que eles não brilham quando estão no sol. Há também uma certa metáfora em que relaciona-os com o nazismo, só lendo você vai conseguir entender.
Apesar de o livro ser ótimo e provavelmente agradar a maioria, provavelmente aqueles que não tem muita paciência não vão gostar muito, não porque o livro é lento, mas, como disse,  pela grande quantidade de personagens e histórias que vão aparecendo no decorrer do livro e também a forma dele ser narrado, no estilo de um filme, com bastante detalhes e coisas que ás vezes são bem difíceis de entender.
Concluindo, Noturno é ótimo e uma ótima pedida para quem gosta de vampiros e histórias meio policiais e de investigação, principalmente pelo seu estilo Guillermo Del Toro de misturar fantasia e realidade com maestria.
Portanto não perca tempo e leia-o, ou talvez seja tarde demais... Os vampiros estão chegando!
_____________________________________________________________

Acessem o SITE OFICIAL da série no Brasil, tem um vídeo ótimo com o Guillermo Del Toro e várias curiosidades que vão te ajudar a entender melhor o que eu quis dizer.

Espero que vocês tenham gostado dessa resenha, eu não gostei muito não, e também que tenham ficado com vontade de ler noturno e também de assistir algum filme do Guillermo Del Toro.
Também queria aproveitar pra agradecer pelos comentários de todos e mostrar mais um selinho que o blog recebeu, desta vez das meninas do blog Highway to Books. Não queria criar um post só pra isso, portanto estou colocando a imagem logo abaixo.Muito obrigado meninas!




Então, é isso. Comentem e sigam o blog aqui e no twitter @blog_yaboys , também meu twitter pessoal @_victorlops.
Abraço e até a próxima!!!

11 comentários:

Luiz Silva disse...

Outro livro que nunca tive interesse de ler. Estou tou cansado de vampiros que posso estar sendo injusto com alguns livros que ralmente podem ser bons. Além disso, acho a capa desse livro muito feia, não chama a minha atenção.
Porém se for como você disse, deve até ser bom o livro!
PS.: Vampiros que brilham no sol é um absurdo mesmo! ¬¬


Abraço


Luiz Silva
blogueiroleitor.blogspot.com

Pauliane MS disse...

Eu sou louca por esse livro. *-* Meus amigos que leram veneram Guilherme Del Toro. Eu amo vampiros.Mas amo vampiros de verdade, odeio vampiros que brilham no sol e tenho dito.

Fernanda Assis disse...

Ei Victor,

Este livro tem gente que fala maravilhas, outros falam que é fraco, fico na dúvida rs. Eu comprei mas ainda não li, na fila... rs

P.S: hauhauhahauhau quem manda conviver com tantas blogueiras rsrs

bjoo

Andresa V. Branco disse...

Vampiros de verdade me dão medo, KKK, é muito sangue e morte e mimimi. Os livros devem ser bem mais reais que Crepusculo né (óbvio, tudo é mais real que twilight!,rs). Mas pensa bem, vampiros que brilham no sol tem alguma utilidade nessa época de natal. HSUAHUS. Ok, vou ficar quieta.

Por enquanto nao tenho coragem de ler livros estilo Stephen King ou Anne R. (acho q é assim que escreve). Mas um dia quem sabe eu consiga.

Mesmo assim arrasou na resenha Victor. (:

Andresa
www.inbookshelf.blogspot.com

Nine Stecanella disse...

Li uma resenha muito negativa desse livro. Diria muito negativa mesmo. Mas como você falou, se ela segue um padrão de roteiro, pode ser por isso tenha influenciado negativamente no livro. Quem sabe ano que vem eu compre ele.

=)
@nine_stecanella

Caue1507 disse...

nunca tinha lido algo sobre esse livro, parece muito bom, eu cheguei a assistir o labirinto do fauno mas somente algumas partes, não inteiro^^

--
hangover at 16

chris disse...

Hum, acho que vou ler
não me cansei de vampiros ainda, mas muito pelo contrário, atualmente eu ando buscando livros de vampiros pra ler. Eu já ouvi críticas muito negativas sobre Noturno, mas tbem ja ouvi muita coisa boa.
Gostei bastante da sua resenha.

chris
leiobooks.blogspot.com

It Book Blog disse...

Hum.
Acho que eu cansei de vampiros.
Assim que eu voltar a gostar, talvez dou uma chance para esse.


www.itbookblog.blogspot.com

Andy disse...

Noturno não é o tipo de livro que eu gosto, acho um pouco estranho ele ser escrito na forma de roteiro, mas como nunca li um roteiro, talvez possa ser algo bom.

Achei bem legal o fato dos vampiros terem um significado científico, pois deixa algo antigo com cara nova!

Guicepeda disse...

Hey, tem selinho pra você lá no Burn Book.

http://guicepeda.blogspot.com/

Karlinha disse...

Nossa, já ouvi falar desse livro, mas não fiquei interresada.
Victor ótimo post heim! Bjokas

Postar um comentário