segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

As Capas #1 - "Passion" e "Crescendo"

Claro, cada pessoa tem um gosto, portanto o que é ruim pra mim pode ser ótimo pra você, mas o que todos concordamos é que uma boa capa faz a diferença na hora de se escolher nossa próxima leitura. Em minha humilde e sincera opinião, um bom livro só é completo se tiver uma boa capa, que complete o enredo e a narrativa da história.
Nesta seção eu falo sobre duas capas de livros, uma que eu considero boa e uma ruim, obviamente seguindo meus gostos e fazendo somente o que me proponho a fazer no blog: Dar minha opinião seja ela qual for.

Neste primeiro post, escolhi duas capas de livros que tratam do mesmo tema, pra tentar mostrar como as capaas realmente fazem a diferença. Espero que gostem da seção, mas quero deixar bem claro que é a minha opinião e todo mundo é livre para achar o que quiser sobre as capas, e seria ótimo saber o que vocês acham das capas citadas hoje, por isso comentem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------





Passion (Fallen #3) de Lauren Kate

Recentemente foi anunciada a capa deste livro, o título já se sabia faz algum tempo e havia certa expectativa principalmente depois de conhecermos as capas de Fallen e Torment, que são ótimas.
Maaaas, aí revelam a capa de Passion e a minha primeira impressão é de que até que é uma boa capa. Porém bastou olhar pra ela durante mais uns 2 segundos e foi o suficiente para que eu dissesse: - Mas o que aconteceu com a cabeça dela?!
Acho que a maioria já viu fotos de modelos anoréxicas, vocês vêem alguma diferença com a foto da capa? Além do fato dela não estar de biquíni é claro...
Eu não entendo de design e nem quero discutir termos técnicos, mas o photoshop aí ficou terrivelmente mal feito. A cabeça dela está completamente fora de proporção em relação ao corpo e isso se deve principalmente pelo fuá que o cabelo dela ficou. Dizer que parece um capacete não é exagero nenhum.
Ainda focando na cabeça dela, cliquem aqui e vejam a foto em maior qualidade. Antes que façam isso, saibam que é uma imagem forte e talvez seja a prova que os espíritos podem possuir as pessoas, nesse caso a modelo da capa. Pois a cara dela não tem muita diferença da cara do Michael Jackson, é sério olhem só essa foto dele e comparem. Viram, eles são bem parecidos.
Pois bem, também tenho que dizer que a capa não é de todo ruim, da metade pra baixo está ótima e a nuvem lá atrás dá aquele ar de mistério de uma forma diferente, com um pouco mais de cor, mas é só, porque no geral ela ta bem ruim. Mas eu quero deixar bem claro que a capa não é das melhores, mas que tem muita qualidade e deve ter dado trabalho pra ser feita, exceto na parte da cabeça dela.



Crescendo (Hush Hush #2) de Becca Fitzpatrick

Essa capa a gente conhece desde o ano passado, mas aproveito para falar dela agora que o lançamento do livro está ficando próximo e que a capa brasileira foi anunciada.
Na verdade não tem muito o que falar, basta olhar pra ela e ver a qualidade e a beleza na imagem.
No geral, é uma capa bem simples, uma mulher numa tempestade e uma pena vermelha, mas precisa mais do que isso? É simples, mas cheia de significados e detalhes.
Aparentemente a imagem não foi muito modificada com photoshop e por isso passa mais realidade, não fica parecendo uma coisa falsa, eu pelo menos tenho a impressão de que ela realmente está no meio de uma tempestade sendo iluminada pelo raio lá atrás.
O que aumenta ainda mais a qualidade da obra é a ótima utilização das cores: Vários tons de cinza se destacando e dando ainda mais destaque para a pena vermelha que, para quem conhece pelo menos um pouco a história de Crescendo, sabe muito bem o que significa.
Para finalizar, e não ser injusto, devo dizer que a capa tem algo que não é tão bom: A pena não parece muito real, na verdade ela parece que é de plástico, mas talvez seja porque é uma pena de anjo e não de pássaros que é o único tipo de pena que eu já vi, pelo menos por enquanto. Mas isso é só um detalhe que não faz diferença, pois num contexto geral a capa é simplesmente perfeita.


É isso, espero que tenham gostado do post e da nova seção, fiquem avontade para darem a opinião de vocês, principalmente se ela for contrária à minha. Não se esqueçam de me seguir no twitter @_victorlops.
Abraço e até a próxima!



12 comentários:

Natália Puga disse...

Poxa, discordo com você, não li a série Fallen, mas achei a capa mais bonita e perfeita da série! Nem sei se tem algo a ver com a história, mas achei linda! Crescendo também, mas principalmente Passion.

Fernanda Assis disse...

Ei Victor,

Ri muito da descrição da cabeça da menina hauhauhau, eu quando bati o olho na capa achei linda mas quando a gente olha de perto ta esquisita mesmo.

Amei a capa de Crescendo.

bjo

Caue1507 disse...

concordo em partes com a capa de passion, o cabelo não ajudou na proporção cabeça/corpo mas comparar com michael jacksson foi exagero xD hsauhsahusahuashusah

--
hangover at 16

Anônimo disse...

Adorei o blog, a capa ta esquisita mesmo, mas ta bonita. Seguindo o blog, espero o mesmo de você!

Luiz Silva disse...

A capa de Tormenta realmente não é tão legal assim, comparada com as outras. Não achei a cabeça dela assim tão desprporcional assim. Crescendo não tem nem o que falar, capa perfeita! Fiz um postcom algumas curiosidades sobre a capa, vi que foi trabalhoso chegar nesse resultado final. Primeiramente deixaram o patch junto com a nora, depois tiraram ele e deixaram só ela, por ultimo, acrescentaram o raio no fundo!
As capas dos livros estão vindo mais trabalhadas ultimamente, isso é algo bom, porém retrata que a maioria dois leitores julga o livro pela capa. Algo que não acontecia com os leitores de atigamente, os da época de HP, que liam a série por exemplo, que se comparada com os livros de hoje, são capas feias, sem se preocupar tanto com a capa!


Abraço


Luiz Silva
blogueiroleitor.blogspot.com

Entre Fatos & Livros disse...

Oi!
Eu sou do book tour, grupo 5. Já estou seguindo seu blog.

http://fatoselivros.blogspot.com/

Bj
Pri

Andy disse...

Adorei a postagem! A Capa de Crescendo é muito boa mesmo, seguindo o estilo de Sussurro, mas associando com a nova história.

Concordo com você em relação a capa de Passion, não sei exatamente os motivos, mas só de olhar para essa capa e para as outras se vê uma grande diferença. Prefiro mil vezes as anteriores!

Lucas Geraldo disse...

achei muito legal a capa de Passion!!
Abraços!

Camila Soares disse...

Ai ai Victor, to morrendo de rir aqui com a Comparação da capa, com o Michael jackson kkk

Eu sou viciada em capas, é realmente muito dificil pra mim comprar um livro com a capa muito feia, um dos principais motivos pra mim comprar Fallen, foi a capa que acho linda, e também acho Tormenta a mesma coisa, mas Passion,achei horrivel, muito feia, estranha .-.

A de Crescendo é realmente linda, embora eu preferi uma imagem que tinha a Nora e o Patch estava de costa. E olhando bem até que a pena pareçe de plastico mesmo, rsrs.

Beijos
Camila Soares
World Of Books

Evellyn disse...

Hahah
ri mt com sua explicação da capa de Passion...
Eu a acho bem bonita, creio q significa bastante para a serie....
E a modelo é a mesma das capas anteriores, ela é ate brasileira...
Enfim...
A capa de Crescendo tb é muito boa... Na primeira foi o Patch, a segunda a Nora... a 3ª pode ser os 2!
bjs

♥ Evellyn - heyevellyn.blogspot.com

Livy disse...

A capa de Crescendo é mara *.*
Uma das mais bonitas qe já vi *_____*

Bjos~
Livy
http://nomundodoslivros.blogspot.com

Thassio disse...

"Porém bastou olhar pra ela durante mais uns 2 segundos e foi o suficiente para que eu dissesse: - Mas o que aconteceu com a cabeça dela?!
Acho que a maioria já viu fotos de modelos anoréxicas, vocês vêem alguma diferença com a foto da capa? Além do fato dela não estar de biquíni é claro..."

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, NOSSA, MORRI KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK O:
Ain, eu gostei da capa D:
Mas acho que ficou mt normal comparada com o resto da série que as capas são mais sombrias e tal...
Adorei a capa de crescendo! *-*

Thassio.
www.itbookblog.blogspot.com

Postar um comentário