sábado, 13 de novembro de 2010

"Harry Potter e o Cálice de Fogo"


_______________________________________________________________
Sinopse
“É tempo de férias de verão e, certa noite, em seu quarto na rua dos Alfeneiros n°4, Harry Potter acorda com a cicatriz ardendo intensamente. Teve um sonho estranho, sobre o qual não conseguiu parar de pensar, intrigado, até receber aquele convite dos Weasley para assistir, nada mais nada menos, à Copa Mundial de Quadribol.
Não foi fácil convencer seu tio Válter a deixá-lo passar o resto das férias na casa da família Weasley, mas ultrapassada esta barreira, Harry começa a vibrar com todas as emoções que envolvem um jogo internacional de quadribol. A magia acontece… e é real todo o deslumbramento de nosso bruxinho órfão diante das extraordinárias equipes de atletas irlandeses e búlgaros, que se confrontam numa emocionante partida. No entanto, uma coisa terrí­vel acontece e lança uma sombra sobre tudo e, principalmente, sobre Harry Potter.
O recomeço de mais um ano letivo vem amenizar os temores de Harry, que compartilha com os melhores amigos, Ron Weasley e Hermione Granger, todas as aventuras emocionantes que continuam a acontecer na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Também neste quarto ano, acontecimentos inesperados – como, por exemplo, a presença de um novo professor de Defesa Contra a Arte das Trevas e um evento extraordinário promovido na escola – alvoroçam os ânimos dos estudantes. Outras escolas de magia se apresentam e alguns de seus alunos, ao lado de veteranos de Hogwarts, liderados pelo sábio Prof. Dumbledore, terão de demonstrar todas as habilidades mágicas – e não mágicas – que vêm adquirindo ao longo de suas vidas. Estarão eles preparados para tudo que lhes está reservado? Seu desempenho será satisfatório para que nada de grave lhes aconteça?
Uma nova aventura de Harry Potter, criada pela genial J. K. Rowling.”
_______________________________________________________________

Chegou o dia de "Harry Potter e o Cálice de Fogo", Viajei um pouco nesse texto, mas gostei. Afinal, quem não gosta de viajar? Leiam e digam o que pensam. Ah, e obrigado pelos comentários, isso é muito bom.
_______________________________________________________________
“Depois da tempestade vem a bonança”, é o que diz o provérbio. Mas em “Harry Potter e o Cálice de Fogo” é o contrário: A tempestade é que vem depois.
Ás vezes achamos que o mundo gira em torno do nosso próprio mundo, mas, obviamente estamos completamente errados, assim como, em muitos momentos, achamos que os livros da série giravam apenas em torno do Harry, mas o contrário é provado já com o começo deste livro onde outros personagens e histórias são mostrados,e nós finalmente percebemos que o mundo é muito maior, apesar de que tudo tem a ver com o nosso protagonista.
“O Cálice de fogo” é o livro em que mais coisas acontecem: brigas, romances, comédia, tem de tudo e, aparentemente, nada tem relação com Harry ou sua história de vida. Apenas fatos aleatórios que não se juntam em muitos momentos, mostrando como a vida de todos mudam não por serem bruxos, mas por serem humanos. Nada é passível de desconfiança, principalmente quando não temos olhos mágicos.
Porém basta um único momento para as coisas mudarem, o mundo gira e tudo se transforma: O que era bom fica ruim e tudo que era ruim só faz piorar. É aí que finalmente percebemos que não controlamos o mundo e estamos a mercê das transformações, percebemos que sequer nosso mundo é só nosso e um único e pequeno ato de qualquer outra pessoa pode transformá-lo.
Harry se vê assim neste livro, pois depois de tantas coisas acontecerem e de tantas escolhas ele finalmente percebe que suas escolhas não passavam de escolhas feitas por outros.
E por isso, todas as coisas difíceis pelas quais ele passava deixaram de ser a tempestade e se tornaram a bonança, pois ao fim do livro a verdadeira tempestade se revela e deixa a mostra que ela controlava não só ao Harry, mas a tudo a que ele pertencia.
Lord Voldemort surge e mostra que é apenas o começo da tempestade. Muita coisa ainda estaria por vir.
_______________________________________________________________

Curiosidades sobre o livro:
  • Foi o segundo livro que vendeu mais rápido em todos os tempos; em sua semana de lançamento, mais de 6 milhões de exemplares foram vendidos nos EUA, forçando a editora Scholastic a começar novas impressões urgentemente
  • Este é o único livro entre os cinco primeiros da série cuja trama não se inicia na rua dos Alfeneiros.
  • JK Rowling afirmou que este livro é muito importante por marcar a transição entre a infância e a adolescência de Harry e os demais personagens principais. Muitos dos personagens que serão decisivos de agora em diante na história entram no enredo a partir deste volume.
  • JK Rowling disse que chorou muito ao escrever a morte de Cedrico Diggory, mas que não podia deixá-lo vivo: Tenho que seguir o que planejei.
  • A escritora também comentou que, enquanto trabalhava em Cálice de Fogo, passava cerca de 10 horas por dia escrevendo. Ela também reclamou que a pressão para terminar este volume foi maior do que nos três primeiros livros. O resultado: mesmo com tanto trabalho, a escritora terminou o livro dois meses após o prazo que ela mesma havia imposto.
_______________________________________________________________
Bem, foi isso! Espero que tenham gostado. E peço que comentem, pois os posts estão com um bom número de acessos, mas os comentários, apesar de muito importantes, são pouquissimos. E são os comentários que me fazem ter vontade de continuar postando. Amanhã tem "Harry Potter e a Ordem da Fênix".
Tchau e até amanhã!!!

Ps: Resolvi mudar a maneira de exibir os parceiros do YA Boys. Para a página inicial não ficar muito bagunçada, todos os domingos eu escolho de 3 a 5 parceiros a serem exibidos na home. Todos os outro blogs parceiros estão na página de parceiros. Caso alguém não concorde com isso entre em contato. Obrigado.

4 comentários:

Luiz Silva disse...

Nossa acabei de comentar no outro e já saiu esse post quentinho do forno. =D
Excelente post de novo Victor, parabéns. Muito legal isso de você trazer as curiosidades dos livros. Realmente O Cálice de Fogo é o livro que mais acontece as coisas, tem tudo aquilo das provas do torneio fora as outras tramas que vão se desenvolvendo. Quanto aos romances, acho que HP5 é mais voltado para isso, não achei o Cálice com tantos romances assim.
Os livros de HP já entrarão para historia, não pelo sucesso, mas sim por ser algo novo, como foi em o Senhor dos Anéis.


Abraço



Luiz Silva
blogueiroleitor.blogspot.com

chris disse...

Pô, adorei o post, afinal HP e o cálice de fogo é o meu livro favorito da série... muito bom mesmo
Agora a expectativa eh grande com o fim de HP, mas fazer o q neh

Rubens disse...

Este post ficou ainda melhor que os anteriores, Victor.
Você escreve muuuuito bem e o post vai embora e nem percebemos que acabamos de ler. Parabens.
E adorei o post. Ficou bem feito e meu deu uma saudade de ler a série denovo.
Com certeza Harry Potter toma rumos enormes neste livro, tanto guiado por ele mesmo quanto pelos outros. Nunca tinha parado para pensar nisso.

Mal posso esperar para o próximo post, "A Ordem da Fênix", meu livro preferido da série.

Caverna Literária disse...

Eu confesso nunca ter lido nenhum livro da série de Harry Potter, só vi os filmes, mas vontade de ler é o que não falta, mas tempo, bastante. Se eu tiver a oportunidade, acho que vou ler sim todos os livros, pois a curiosidade a cada post que leio sobre os livros, só cresce.
O post ficou ótimo! Você conseguiu me deixar com mais vontade ainda de ler os livros, haha.

xx carol

Postar um comentário